Sunday 29 August 2010

Temo crescendo, Brasil!

Não, só um pouquinho! Eu aceito perfeitamente a maioria da população dizendo que o Brasil cresceu, que está virando uma potência mundial. Porque a maioria da população desse bendito país não tem acesso a educação - já começa por aí a prova de que é uma total e completa heresia essa teoria de crescimento milagroso - então, realmente, não são eles os culpados da própria ignorância. O problema é que eu ouço gente que estudou em colégios particulares, gente que está cursando ensino superior, não, pior que tudo isso, eu vejo gente FORMADA falando essas besteiras! Eu vejo advogados, engenheiros, professores dizendo que o Brasil cresceu tanto nessa última década que está quase no patamar de países como a França, a Bélgica, o Japão! SIM, GENTE QUE ESTUDOU! GENTE QUE LÊ JORNAL!
Pra falar a verdade, nem precisa estudar, não precisa ler jornal pra saber que esse fim de mundo não passa de um caixa eletrônico de onde só entra e sai dinheiro. É só sair de casa, pegar um ônibus e fazer um tourzinho rápido de 5 quilômetros pela cidade - qualquer cidade - que logo já dá pra ver que é um absurdo comparar o Brasil com qualquer país com uma taxa de analfabetismo menor que cinco por cento!
Contestem se discordarem, mas até onde eu consigo ver não diminuiu o número de desabrigados, de enchentes, de assaltos, de acidentes de carro, de vilas inteiras sem acesso a saneamento básico; não diminuíram as filas monstruosas em postos de saúde e hospitais assim como não aumentou o número de leitos, de escolas públicas, a qualidade do sistema de saúde, o número de adultos alfabetizados; tudo isso está estancado há décadas e tudo o que esse bando de patetas alienados consegue ver é a porcaria do sorriso na cara dos desdentados nas propagandas políticas da situação! Acordem pra cuspir! Parem de achar que o pré-sal é a salvação dos flagelados! Parem de aplaudir a praga que é a soja tomando conta daquele minúsculo matinho em chamas que é a floresta amazônica! Não é pra vocês aquilo tudo! Não é pra uso (ridiculamente desenfreado) de vocês que vai ficar o petróleo, não é pra alimentar as barriguinhas barulhentas das crianças miseráveis que é cultivada a soja! É pra alimentar aquelas baleias que são os filhos da ó-tão-saudosa América boreal (não, não a de vocês, a deles, olha pra cima, mais, mais, isso, essa América)! Se conseguirem tirar alguma coisa daquele dito paraíso de hidrocarbonetos que tem na costa brasileira, ele vai parar nos tanques dos carros europeus, nas usinas de indústrias americanas, não nas nossas!
Eles querem nos fazer acreditar que crescimento econômico e desenvolvimento social são diretamente proporcionais, e teoricamente, deveriam ser, mas no caso desse feudo que o povo chama de país do carnaval e da alegria nada é como deveria ser. Isso porque tem sempre um bando de espertalhões - não só políticos, eu sinto informar - que vive abraçadinho em cada centavo que deveria estar indo pra setores como o de saúde e de educação! Como se pode esperar desenvolvimento social de um país que tem um dos dez maiores índices de Gini (vide post anterior) do mundo?!
Sério, por favor, vamos parar pra pensar se a nossa vida ficou mais fácil, se a nossa cidade está menos caótica, se as notícias nos jornais estão mais agradáveis... O grande problema desse país é que ninguém mais se dá ao trabalho de pensar, ninguém se da ao trabalho de se informar, de discutir, de elaborar soluções! O grande problema desse país é que tá todo mundo colando lantejoula na sua fantasia de carnaval.

1 comment: